RSS
 

Berço para Bebe

03 Aug

Os 9 meses de gravidez são poucos para tudo aquilo que tem que tratar, desde a decoração do quarto, a todo o enxoval e até a roupa do bebé.

Porém, uma das maiores preocupações dos pais é na escolha do berço para bebé ideal, até porque nos dias de hoje a oferta é tanta que as dúvidas são ainda mais. Existem tantos modelos diferentes, de materiais diferentes e com utilidades diferentes que é imprescindível fazer a escolha acertada, pois será este o responsável por durante meses acolher o sono e descanso do seu rebento. Porém, a escolha deve ser acertada a nível financeiro, pois será um investimento que não terá grande uso, apenas os primeiros meses de vida do bebé.

Os berços para bebê têm medidas pré-definidas, que não passam muito dos 80cm por 170cm, no entanto existem alguns pais que preferem comprar algo feito exclusivamente à medida necessária, principalmente para aqueles que possuem um quarto de menor dimensão e que necessitam de otimizar o espaço da melhor forma para conseguir orientar-se bem dentro dele. A medida que escolher deve ser de acordo com as dos colchões, pois se escolher uma completamente fora do normal pode ter vários problemas para encontrar um colchão que se adeque ao mesmo e depois terá que fazer um novo investimento de um colchão feito à medida.

A qualidade do material usado é outra das maiores preocupações a ter. Lembre-se que durante meses será no berço que o seu rebento vai passar mais tempo, por isso é imprescindível que este seja totalmente seguro, não usando materiais de segunda ou com qualidade duvidosa para que ocorra situações desagradáveis. Os mais comuns são os de madeira e os de plástico, no entanto existem outros materiais que hoje em dia estão cada vez mais na moda. As lojas especializadas em material para bebés têm esses berços com materiais diferentes, no entanto deve analisar muito bem o material e perceber a segurança do mesmo. Acima de tudo, é necessário pensar na segurança e conforto do seu bebé.

Existem muitas pessoas que não têm possibilidades financeiras para adquirir um berço para bebê novo, principalmente porque chega a ser um investimento de cerca de 200€ apenas para 1 ano de uso (no máximo). Por isso, existem algumas soluções que poderá utilizar, desde comprar em segunda mão nas várias lojas em que possuem material de bebé em segunda mão ou simplesmente pedir emprestado a alguma amiga ou familiar que já não precise. Nestas situações serve o bom senso dos pais para garantir a segurança do filho, pois não existe regra alguma que impossibilite estas situações de recurso, existe apenas o bom senso dos adultos que devem saber quando o devem fazer ou não, ou simplesmente quando estas decisões vão influenciar no conforto e segurança do bebé.

Uma outra preocupação que deve ter a atenção dos pais é a escolha do colchão ideal para o berço do bebé. Este deve ser de esponja e o mais confortável possível, lembre-se que os primeiros meses de vida dos bebés são vitais para que a sua saúde seja forte e sem problemas. Aconselhe-se com especialistas na área ou peça ajuda ao seu pediatra, pois este vai indicar-lhe qual a melhor densidade para o colchão do seu bebé.

Em suma, os berços de bebé sofreram uma grande evolução e crescimento nos últimos anos, no entanto a preocupação que era tida há uns anos atrás é igual, pois os mesmos vão servir de zona de descanso para o seu bebé, por isso deve ser seguro, confortável e o mais fácil de usar possível.

 

Leave a Reply